Vault HT Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada
Últimos assuntos
Dragon's Dogma 2Ontem à(s) 8:31 pmcprodrigues
Final Fantasy VII Remake TrilogyOntem à(s) 8:30 pmcprodrigues
Paramount+ - Conteúdo e ServiçoOntem à(s) 5:23 pmTony Montana
Clube do PC Gaming - Mark VOntem à(s) 5:23 pmcprodrigues
Star Trek SériesOntem à(s) 5:23 pmTony Montana
Clube do Playstation 5 - Mark VIIIOntem à(s) 5:23 pmcprodrigues
Clube do Playstation 4 - Mark VIOntem à(s) 5:23 pmcprodrigues
Clube do XBox One - Mark IVOntem à(s) 2:23 pmCharlinger
Clube do XBox Series X - Mark VOntem à(s) 2:13 pmCharlinger
Os membros mais ativos do mês
392 Mensagens - 45%
260 Mensagens - 30%
109 Mensagens - 12%
63 Mensagens - 7%
21 Mensagens - 2%
15 Mensagens - 2%
6 Mensagens - 1%
4 Mensagens - 0%
3 Mensagens - 0%
3 Mensagens - 0%
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário

Sobre nós

Bem-vindo/a ao Vault HT Forum

Bem-vindo/a ao Vault HT Forum

Fórum dedicado a Entretenimento e Home Theater


Ir para baixo
sergioserra67
sergioserra67
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 258
Pontos : 1629
Reputação : 5
Data de inscrição : 25/08/2020
Localização : Curitiba

Redes Mesh Empty Redes Mesh

Sáb Ago 29, 2020 11:09 am
Ola a todos. Instalei rede mesh em casa, Deco M5 da Tp Link. Casa de 3 pavimentos, 1 unidades por andar, chega  sinal pleno em todos. Só pra constar, a servidora de internet colocou um modem top no térreo e não chegou pleno no 2 pavimento. Quem tiver, coloca aí sua experiência.  Very Happy

Tony Montana, BetoJR, david e The Matrix gostam desta mensagem

The Matrix
The Matrix
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 139
Pontos : 1455
Reputação : 2
Data de inscrição : 28/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Dom Ago 30, 2020 3:06 pm
Estou pensando em colocar essa rede no imóvel novo pela facilidade de cobertura de sinal nos dois andares.

_________________
Redes Mesh Bbff1c_7c251bc10d8b473c9a516babf7e9301d~mv2

BetoJR e sergioserra67 gostam desta mensagem

Fcc
Fcc
Moderador
Moderador
Mensagens : 61
Pontos : 1426
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Dom Ago 30, 2020 4:15 pm
Pensei nessa rede no apto pois mesmo com repetidor, tem locais em que o 5ghz fica fraco, devido às paredes.

Vi aquele novo da xiaomi que parece uma caixa de som BT. Tá passando direto pela alfândega pois não tem antenas e não parece um router.

_________________

firmum in vita nihil

BetoJR, sergioserra67 e The Matrix gostam desta mensagem

sergioserra67
sergioserra67
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 258
Pontos : 1629
Reputação : 5
Data de inscrição : 25/08/2020
Localização : Curitiba

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Seg Ago 31, 2020 11:54 pm
A vantagem é que vc vai colocando os discos dependendo da sua necessidade. Eu testei vários repetidores e o resultado nao foi o mesmo.

BetoJR gosta desta mensagem

cprodrigues
cprodrigues
Admin
Admin
Mensagens : 30422
Pontos : 31908
Reputação : 44
Data de inscrição : 24/08/2020
Idade : 48
Localização : São Paulo/SP

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Dom Set 20, 2020 6:15 pm
Eu estou seriamente tentado a experimentar essa tecnologia, mas no ano que vem apenas, quando já vou estar com os consoles novos e provavelmente trocado de internet (vou abandonar o cabo de vez e aumentar a velocidade da internet), mas estou ainda me inteirando melhor de como funciona e quais seriam os aparelhos mais adequados (talvez já ir para algo mais future proof  que suporte Wi Fi 6).

BetoJR e sergioserra67 gostam desta mensagem

cprodrigues
cprodrigues
Admin
Admin
Mensagens : 30422
Pontos : 31908
Reputação : 44
Data de inscrição : 24/08/2020
Idade : 48
Localização : São Paulo/SP

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Dom Fev 14, 2021 3:17 pm
Meu projeto 2021 começou... Comprei um sistema de rede Mesh hoje.

Deco X20

Redes Mesh 2774555350_1SZ

Tony Montana, BetoJR, *_Ricardo_*, sergioserra67 e London gostam desta mensagem

sergioserra67
sergioserra67
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 258
Pontos : 1629
Reputação : 5
Data de inscrição : 25/08/2020
Localização : Curitiba

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Sáb Abr 24, 2021 1:42 am
DRedes Mesh Screen10


Gente, pelo telefone, com Deco TpLink...

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Ter Out 26, 2021 1:49 pm
Comprei no ano passado o Deco M4 para a casa que tinha alugado com dois pavimentos, o kit de 3 unidades ficou distribuído  nos dois andares e na churrasqueira/piscina, funcionou muito bem com 5 pessoas trabalhando direto.

Voltei para cassa e distribui as 3 unidades, o prédio é antigo e de paredes bem grossas, logo nos dois pontos mais distantes conectei por cabo, o resultado foi show!! 

Próximo projeto é contratar um segundo provedor e montar um load balancer para fazer o fail-over.

Pensando em comprar o MikroTik routerboard hex rb750gr3, que aparentemente é super potente e dá conta de redes Gigabit.

Se montar posto aqui o resultado,

Abs,

London

Tony Montana, cprodrigues e BetoJR gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Mesh e Wifi6 alguma experiencia?

Seg Jan 17, 2022 11:37 am
Percebi que os fabricantes atualizaram os equipamentos de redes mesh para o padrão Wifi 6, teoricamente mais rápidos.

Alguém com experiencia ou dica sobre o assunto?

Pensando em atualizar o Deco M4 que me atendeu bem, mas que percebo as vezes engasga com a demanda alta aqui de casa..

Abs,

London

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Ter Jan 18, 2022 8:01 am
London escreveu:Percebi que os fabricantes atualizaram os equipamentos de redes mesh para o padrão Wifi 6, teoricamente mais rápidos.

Alguém com experiencia ou dica sobre o assunto?

Pensando em atualizar o Deco M4 que me atendeu bem, mas que percebo as vezes engasga com a demanda alta aqui de casa..

Abs,

London

Lendo várias resenhas sobre o tema, fiquei entre os seguintes modelos Asus ZenWifi AX6600 XT8 o melhor em varias reviews, o Tp-link AX6600 Deco X90 também bem cotado, mas ambos na faixa dos $400 dólares, meio salgado. Acho que vou no Tp-link AX3000 Deco X60 que fica metade do preço, mesmo não sendo o ultimo modelo, deve me atender bem. A escolha da Tplink, é principalmente pela retroccompatibilidade com os modelos antigos, asssim posso aproveitar as unidades do meu Deco M4 para reforçar o sinal em pontos de sombra.

Correção achei o Tp-link AX360 DECO X68 que já tem tri-band e AI mesh, sem o preço salgado do X90, acho que será esse o escolhido.

Alguém tem alguma dica ou experiencia para compartilhar?

Abs,

London

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

cprodrigues
cprodrigues
Admin
Admin
Mensagens : 30422
Pontos : 31908
Reputação : 44
Data de inscrição : 24/08/2020
Idade : 48
Localização : São Paulo/SP

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Ter Jan 18, 2022 10:48 am
Quando eu resolvi entrar nesse mundo do Mesh, nāo estava muito fácil de achar modelos com Wi Fi 6, acabei pegando aquele que me atendia entre as poucas opções disponíveis, no caso o X20.

O que posso dizer até o momento é que é muito fácil de instalar e configurar.

Sobre a performance da rede, não tenho muito termo de comparação, eu troquei na mesma época por um plano bem mais rápido, então eu nāo sei onde exatamente eu ganhei em cada melhoria que fiz, só posso dizer que a rede é estável e mantém as velocidades de download e upload sempre próximas do ideal.

Tony Montana, BetoJR e London gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Projeto Verão parte 1 - Deco X68

Qua Fev 09, 2022 9:31 am
Aproveitei as férias para comprar o upgrade da minha rede mesh, acabei optando pelo TP-Link Deco X68, devido a retrocompatibilidade com os pontos qua já tenho, que são Deco M4. Assim que instalar posto os comentários sobre a instalação e percepção de qualidade da rede.

Redes Mesh 6935364052805_Qomhwwx9QW5SWa4Dw7ESZHpotNkyFN4spJafIqFP
Abs,

London

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Qua Fev 09, 2022 1:17 pm
London escreveu:Aproveitei as férias para comprar o upgrade da minha rede mesh, acabei optando pelo TP-Link Deco X68, devido a retrocompatibilidade com os pontos qua já tenho, que são Deco M4. Assim que instalar posto os comentários sobre a instalação e percepção de qualidade da rede.

Redes Mesh 6935364052805_Qomhwwx9QW5SWa4Dw7ESZHpotNkyFN4spJafIqFP
Abs,

London

Instalação tranquila pelo mesmo aplicativo, e a cobertura parece melhor que o modelo anterior, não senti necessidade de incluir nenhum ponto adicional ainda. Vou buscar pontos de sombra no final de semana, e testar incluir os equipamentos antigos.

Abs,

London

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Projeto Verão parte 2 - Load Balancer MIKROTIK

Qua Fev 09, 2022 4:27 pm
Aproveitei também a viagem de férias, e comprei o roteador Miktotik RB750Gr3 para montar um esquema de load balancing aqui em casa com um segundo provedor de internet, somos 5 pessoas tralhando direto, além da minha mãe que também usa a mesma rede, portanto justifica um segundo provedor.

Redes Mesh Z
Mas este projeto é mais complexo, já que depende de aprender o RouterOS que vem com o equipamento e permite configurações sofisticadas via linha de comando.

Se algum colega já tiver brincado com isto, estou aceitando dicas e sugestões...

Grande abraço,

London

Tony Montana, cprodrigues, BetoJR e *_Ricardo_* gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Rede Mesh Deco X68 - considerações

Seg Fev 28, 2022 1:43 pm
Bom conforme comentei em alguns posts acima, fiz o upgrade da rede mesh do antigo Tp-link Deco M4 para o TP-link Deco X68 ou AX3600. Apesar do alcance melhor do wi-fi, ao tentar conectar via cabo os dois equipamentos percebi uma perda considerável de velocidade no segundo ponto. Testando a velocidade na segunda porta do roteador principal, fui surpreendido com uma redução de 50% da velocidade, minha conclusão é de que os equipamentos tem ótima performance via rádio mas tem um desempenho sofrível como roteador. Como já tinha comprado o roteador Mikrotik RB750 gr3 para montar o load balancer/ failover aqui em casa, pensei com os meus botões, pronto basta usar o roteador e colocar o deco em modo bridge. Infelizmente descobri que o roteador que comprei via Amazon estava morto Sad , mas após rápido contato com o atendimento ao cliente fui reembolsado e parti para comprar o mesmo roteador aqui mesmo via mercado livre.

E eu tinha razão, nas duas semanas em que o Deco X68 funcionou como roteador e ap, precisei resetar o mesmo pelo menos umas duas vezes, o que indica que não estava mesmo dando conta do recado.

Com o novo Miktotik na mão instalei em poucos minutos o roteador e na sequencia converti a rede Deco para bridge, e agora tenho os 500m na rede cabeada e o segundo ponto conectado via backhaul, com o cabo saindo diretamente do roteador tanto para o AP principal como para o secundário, e em ambos o teste de velocidade apresenta o máximo disponibilizado pelo provedor.

Estou bem satisfeito com o arranjo, e quando conseguir contratar o segundo provedor, volto ao roteador para configurar o load balancer com faillover.

Qualquer novidade interessante posto aqui.

Grande abraço,

London

Tony Montana, cprodrigues e BetoJR gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Qui Mar 03, 2022 2:35 pm
London escreveu:Bom conforme comentei em alguns posts acima, fiz o upgrade da rede mesh do antigo Tp-link Deco M4 para o TP-link Deco X68 ou AX3600. Apesar do alcance melhor do wi-fi, ao tentar conectar via cabo os dois equipamentos percebi uma perda considerável de velocidade no segundo ponto. Testando a velocidade na segunda porta do roteador principal, fui surpreendido com uma redução de 50% da velocidade, minha conclusão é de que os equipamentos tem ótima performance via rádio mas tem um desempenho sofrível como roteador. Como já tinha comprado o roteador Mikrotik RB750 gr3 para montar o load balancer/ failover aqui em casa, pensei com os meus botões, pronto basta usar o roteador e colocar o deco em modo bridge. Infelizmente descobri que o roteador que comprei via Amazon estava morto Sad , mas após rápido contato com o atendimento ao cliente fui reembolsado e parti para comprar o mesmo roteador aqui mesmo via mercado livre.

E eu tinha razão, nas duas semanas em que o Deco X68 funcionou como roteador e ap, precisei resetar o mesmo pelo menos umas duas vezes, o que indica que não estava mesmo dando conta do recado.

Com o novo Miktotik na mão instalei em poucos minutos o roteador e na sequencia converti a rede Deco para bridge, e agora tenho os 500m na rede cabeada e o segundo ponto conectado via backhaul, com o cabo saindo diretamente do roteador tanto para o AP principal como para o secundário, e em ambos o teste de velocidade apresenta o máximo disponibilizado pelo provedor.

Estou bem satisfeito com o arranjo, e quando conseguir contratar o segundo provedor, volto ao roteador para configurar o load balancer com faillover.

Qualquer novidade interessante posto aqui.

Grande abraço,

London

Continuando a saga, hoje acrescentei um repetidor da linha Deco M4 (a rede antiga) em um ponto onde o sinal tradicionalmente fica mais fraco, as paredes daqui são muito espessas, prédio com mais de 60 anos. A instalação foi suave pelo app da Deco e a velocidade medida também me pareceu muito boa. Parabéns a TP-link por manter a retrocompatibilidade!

Abs,

London

cprodrigues gosta desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Sex Abr 29, 2022 3:06 pm
London escreveu:
London escreveu:Bom conforme comentei em alguns posts acima, fiz o upgrade da rede mesh do antigo Tp-link Deco M4 para o TP-link Deco X68 ou AX3600. Apesar do alcance melhor do wi-fi, ao tentar conectar via cabo os dois equipamentos percebi uma perda considerável de velocidade no segundo ponto. Testando a velocidade na segunda porta do roteador principal, fui surpreendido com uma redução de 50% da velocidade, minha conclusão é de que os equipamentos tem ótima performance via rádio mas tem um desempenho sofrível como roteador. Como já tinha comprado o roteador Mikrotik RB750 gr3 para montar o load balancer/ failover aqui em casa, pensei com os meus botões, pronto basta usar o roteador e colocar o deco em modo bridge. Infelizmente descobri que o roteador que comprei via Amazon estava morto Sad , mas após rápido contato com o atendimento ao cliente fui reembolsado e parti para comprar o mesmo roteador aqui mesmo via mercado livre.

E eu tinha razão, nas duas semanas em que o Deco X68 funcionou como roteador e ap, precisei resetar o mesmo pelo menos umas duas vezes, o que indica que não estava mesmo dando conta do recado.

Com o novo Miktotik na mão instalei em poucos minutos o roteador e na sequencia converti a rede Deco para bridge, e agora tenho os 500m na rede cabeada e o segundo ponto conectado via backhaul, com o cabo saindo diretamente do roteador tanto para o AP principal como para o secundário, e em ambos o teste de velocidade apresenta o máximo disponibilizado pelo provedor.

Estou bem satisfeito com o arranjo, e quando conseguir contratar o segundo provedor, volto ao roteador para configurar o load balancer com faillover.

Qualquer novidade interessante posto aqui.

Grande abraço,

London

Continuando a saga, hoje acrescentei um repetidor da linha Deco M4 (a rede antiga) em um ponto onde o sinal tradicionalmente fica mais fraco, as paredes daqui são muito espessas, prédio com mais de 60 anos. A instalação foi suave pelo app da Deco e a velocidade medida também me pareceu muito boa. Parabéns a TP-link por manter a retrocompatibilidade!

Abs,

London

Definitivamente ter um roteador dedicado e a rede mesh apenas distribuindo o sinal faz muita diferença, 61 dias sem quedas da rede...

Abs,

London

cprodrigues gosta desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Degradação e necessiddae de reset

Seg Out 03, 2022 10:15 am
Caros bom dia,

Continuo satisfeito com o setup acima, e ainda não consegui contratar o segundo link para montar o fail-over. Entretanto, tenho notado que de vez em quando há uma degradação de performance em um dos pontos Mesh, com queda expressiva de velocidade, basta reiniciar o ponto e tudo volta ao normal. Mais alguém com experiencia similar ? Preciso me preocupar com o dito equipamento?

Abs,

London

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

cprodrigues
cprodrigues
Admin
Admin
Mensagens : 30422
Pontos : 31908
Reputação : 44
Data de inscrição : 24/08/2020
Idade : 48
Localização : São Paulo/SP

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Ter Out 04, 2022 11:36 am
London escreveu:Continuo satisfeito com o setup acima, e ainda não consegui contratar o segundo link para montar o fail-over. Entretanto, tenho notado que de vez em quando há uma degradação de performance em um dos pontos Mesh, com queda expressiva de velocidade, basta reiniciar o ponto e tudo volta ao normal. Mais alguém com experiencia similar ? Preciso me preocupar com o dito equipamento?

Nessa eu não tenho como ajudar, não tive nenhum problema similar na minha rede, mas eu diria também que a minha talvez seja super dimensionada para a internet que eu tenho e para o tamanho do apartamento, então provavelmente não seja uma boa comparação.

Você chegou a pesquisar na internet por problemas similares?

London gosta desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Ter Out 04, 2022 1:53 pm
cprodrigues escreveu:
London escreveu:Continuo satisfeito com o setup acima, e ainda não consegui contratar o segundo link para montar o fail-over. Entretanto, tenho notado que de vez em quando há uma degradação de performance em um dos pontos Mesh, com queda expressiva de velocidade, basta reiniciar o ponto e tudo volta ao normal. Mais alguém com experiencia similar ? Preciso me preocupar com o dito equipamento?

Nessa eu não tenho como ajudar, não tive nenhum problema similar na minha rede, mas eu diria também que a minha talvez seja super dimensionada para a internet que eu tenho e para o tamanho do apartamento, então provavelmente não seja uma boa comparação.

Você chegou a pesquisar na internet por problemas similares?

Confesso que não procurei, afinal um reset de vez em quando não é tão traumático...

Abs,

london

cprodrigues gosta desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Sex Dez 09, 2022 8:37 am
Bom dia,

Finalmente consegui contratar o segundo provedor de banda larga (vivo fibra) e devem instalar na segunda-feira. Portanto o final de semana será para estudar o tal do RouterOS e descobrir como configurar adequadamente o load-balancer com failover no Mikrotik RB750Gr3.

Desejem-me sorte... depois posto aqui os resultados.

Abs,

London

Tony Montana, cprodrigues e BetoJR gostam desta mensagem

cprodrigues
cprodrigues
Admin
Admin
Mensagens : 30422
Pontos : 31908
Reputação : 44
Data de inscrição : 24/08/2020
Idade : 48
Localização : São Paulo/SP

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Sáb Dez 10, 2022 1:03 pm
London escreveu:Desejem-me sorte... depois posto aqui os resultados.

Boa sorte.  Redes Mesh 1f44d

Tony Montana, BetoJR e London gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Seg Dez 12, 2022 2:50 pm
Mais um capitulo na novela, Vivo veio e instalou o modem modelo ASKEY RTF8115VW. Está entregando os 300megas de download e 150 de upload. O sinal do wi-fi é bem limitado, mas como pretendo colocar me modo bridge e desligar o wi-fi, não deve trazer maiores problemas.


Qualquer surpresa eu compartilho aqui com os colegas...


Abs,


London

Tony Montana, cprodrigues e BetoJR gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Qua Dez 14, 2022 8:40 pm
Mais um capítulo , ainda com final feliz, depois desassistir a vários vídeos, sendo que esse aqui ví umas 3 vezes https://www.youtube.com/watch?v=Tem6rsPGbZg&list=PLYCWU4JN0dLpyMJbaDeEGSw7NIQp2pGLm , tomei coragem para mexer na configuração do MikroTik. O RB750gr3 estava com a configuração default desde a instalação, e apesar das recomendações do vídeo de apagar toda a configuração , preferi apenas alterar os parâmetros que me interessavam. Liberei uma das portas para receber o link da Vivo, e configurei o cliente PPoE nela. Antes de configurar o roteador da vivo para bridge dei uma pesquisada na net, e li vários relatos de queda de velocidade no modo bridge, e uma configuração complexa usando a vlan como contorno. Resolvi testar primeiro a configuração simples de Bridge antes, afinal não tenho tv nem voip, e para minha surpresa funcionou perfeitamente! Entregando os 300megas de up e 150 de down sem problemas. A troca do provedor no router ainda é manual, alterando a distância da rota para alternar qual o provedor primário. Agora é estudar como configurar o load balancer com faill–over para automatizar tudo! Depois posto o próximo capítulo da novela !

Achei bem legal configurar no RouterOS usando o WinBox , ter um roteador doméstico com esse nível de recursos é realmente impressionante!

Abraços,

London

Tony Montana, cprodrigues e BetoJR gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Sáb Dez 17, 2022 8:57 am
Bom dia,

Epílogo, depois de ler e ver vários tutoriais sobre load balance no MikroTik, escolhi o método ECMP e segui o tutorial deste link aqui . https://systemzone.net/mikrotik-unequal-dual-wan-load-balancing-with-failover-using-ecmp/?amp=1 . ECMP significa Equal-Cost Multi-Path, ou seja or roteador faz uma distribuição simples das conexões usando um algoritmo round-robin. Apesar de não agregar as velocidades do link em um teste de velocidade, testei desligar as interfaces e o outro link assume sem problemas, e pude constatar que as conexões estão sendo distribuídas por ambos os links. Os outros métodos mais complexos como PCC que dividem os pacotes e distribuem pelos provedores, podem até ter um caráter de agregação maior, mas li que podem causar problemas em sites de bancos por exemplo, aí tendo um cenário de mais complexidade e risco de problema em alguns sites? Não rolou, vou continuar estudando este RouterOS e caso venha a implantar mais alguma funcionalidade na rede, compartilho com os colegas .

Grande Abraço,

London

Tony Montana, cprodrigues, BetoJR e Jotta gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Qui Jan 12, 2023 11:58 am
London escreveu:Bom dia,

Epílogo, depois de ler e ver vários tutoriais sobre load balance no MikroTik, escolhi o método ECMP e segui o tutorial deste link aqui  .  https://systemzone.net/mikrotik-unequal-dual-wan-load-balancing-with-failover-using-ecmp/?amp=1 . ECMP significa Equal-Cost Multi-Path, ou seja or roteador faz uma distribuição simples das conexões usando um algoritmo round-robin. Apesar de não agregar as velocidades do link em um teste de velocidade, testei desligar as interfaces e o outro link assume sem problemas, e pude constatar que as conexões estão sendo distribuídas por ambos os links. Os outros métodos mais complexos como PCC que dividem os pacotes e distribuem pelos provedores, podem até ter um caráter de agregação maior, mas li que podem causar problemas em sites de bancos por exemplo, aí tendo um cenário de mais complexidade e risco de problema em alguns sites? Não rolou, vou continuar estudando este RouterOS e caso venha a implantar mais alguma funcionalidade na rede, compartilho com os colegas .

Grande Abraço,

London

Alegria de pobre dura pouco, um dia antes de completar um mês sem problemas e com o load balance funcionando muito bem, a Vivo Fibra caiu ontem e só notei as 19:00. Abri chamado pelo aplicativo, agendaram um técnico para hoje após as 19h ou seja mais de 24h sem internet (vivo, a claro continua funcionando). Liguei para o numero da Vivo Fibra 103 15 , e após inúmeros pedidos de desculpas, veio um sonoro lamento não consigo antecipar a visita do técnico... Claro que fiz todos os procedimentos de reiniciar, desligar, e até restaurar o modem , e mesmo explicado que o modem está sinalizando que não tem sinal da fibra eles insistem que só podem resolver com uma visita técnica.

Vamos aguardar,

Abs,

London

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Sex Jan 13, 2023 9:29 am
London escreveu:
London escreveu:Bom dia,

Epílogo, depois de ler e ver vários tutoriais sobre load balance no MikroTik, escolhi o método ECMP e segui o tutorial deste link aqui  .  https://systemzone.net/mikrotik-unequal-dual-wan-load-balancing-with-failover-using-ecmp/?amp=1 . ECMP significa Equal-Cost Multi-Path, ou seja or roteador faz uma distribuição simples das conexões usando um algoritmo round-robin. Apesar de não agregar as velocidades do link em um teste de velocidade, testei desligar as interfaces e o outro link assume sem problemas, e pude constatar que as conexões estão sendo distribuídas por ambos os links. Os outros métodos mais complexos como PCC que dividem os pacotes e distribuem pelos provedores, podem até ter um caráter de agregação maior, mas li que podem causar problemas em sites de bancos por exemplo, aí tendo um cenário de mais complexidade e risco de problema em alguns sites? Não rolou, vou continuar estudando este RouterOS e caso venha a implantar mais alguma funcionalidade na rede, compartilho com os colegas .

Grande Abraço,

London

Alegria de pobre dura pouco, um dia antes de completar um mês sem problemas e com o load balance funcionando muito bem, a Vivo Fibra caiu ontem e só notei as 19:00. Abri chamado pelo aplicativo, agendaram um técnico para hoje após as 19h ou seja mais de 24h sem internet (vivo, a claro continua funcionando). Liguei para o numero da Vivo Fibra 103 15 , e após inúmeros pedidos de desculpas, veio um sonoro lamento não consigo antecipar a visita do técnico... Claro que fiz todos os procedimentos de reiniciar, desligar, e até restaurar o modem , e mesmo explicado que o modem está sinalizando que não tem sinal da fibra eles insistem que só podem resolver com uma visita técnica.

Vamos aguardar,

Abs,

London

Bom ontem exatamente no horário da visita do técnico a internet voltou, apesar de ninguém ter aparecido aqui em casa. Legal que voltou mas a pergunta que fica é se um SLA de 24 horas faz sentido para um provedor de banda larga...

Abs,

London

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

London
London
Sith Apprentice
Sith Apprentice
Mensagens : 235
Pontos : 1548
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/08/2020

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Sex Jan 20, 2023 10:29 am
London escreveu:
London escreveu:
London escreveu:Bom dia,

Epílogo, depois de ler e ver vários tutoriais sobre load balance no MikroTik, escolhi o método ECMP e segui o tutorial deste link aqui  .  https://systemzone.net/mikrotik-unequal-dual-wan-load-balancing-with-failover-using-ecmp/?amp=1 . ECMP significa Equal-Cost Multi-Path, ou seja or roteador faz uma distribuição simples das conexões usando um algoritmo round-robin. Apesar de não agregar as velocidades do link em um teste de velocidade, testei desligar as interfaces e o outro link assume sem problemas, e pude constatar que as conexões estão sendo distribuídas por ambos os links. Os outros métodos mais complexos como PCC que dividem os pacotes e distribuem pelos provedores, podem até ter um caráter de agregação maior, mas li que podem causar problemas em sites de bancos por exemplo, aí tendo um cenário de mais complexidade e risco de problema em alguns sites? Não rolou, vou continuar estudando este RouterOS e caso venha a implantar mais alguma funcionalidade na rede, compartilho com os colegas .

Grande Abraço,

London

Alegria de pobre dura pouco, um dia antes de completar um mês sem problemas e com o load balance funcionando muito bem, a Vivo Fibra caiu ontem e só notei as 19:00. Abri chamado pelo aplicativo, agendaram um técnico para hoje após as 19h ou seja mais de 24h sem internet (vivo, a claro continua funcionando). Liguei para o numero da Vivo Fibra 103 15 , e após inúmeros pedidos de desculpas, veio um sonoro lamento não consigo antecipar a visita do técnico... Claro que fiz todos os procedimentos de reiniciar, desligar, e até restaurar o modem , e mesmo explicado que o modem está sinalizando que não tem sinal da fibra eles insistem que só podem resolver com uma visita técnica.

Vamos aguardar,

Abs,

London

Bom ontem exatamente no horário da visita do técnico a internet voltou, apesar de ninguém ter aparecido aqui em casa. Legal que voltou mas a pergunta que fica é se um SLA de 24 horas faz sentido para um provedor de banda larga...

Abs,

London
Para quem acompanha a saga de dois provedores para garantir alta disponibilidade abaixo a foto do meu "gabinete" (parte de baixo do armário de roupas de cama)
Redes Mesh 2Q==

Abs,

London

Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Redes Mesh Empty Re: Redes Mesh

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos