- sergioserra67Sith Apprentice
Pontos : 1868
Reputação : 5
Redes Mesh
Tony Montana, BetoJR, david e The Matrix gostam desta mensagem
- The MatrixSith Apprentice
Pontos : 1694
Reputação : 2
Re: Redes Mesh
Pontos : 1665
Vi aquele novo da xiaomi que parece uma caixa de som BT. Tá passando direto pela alfândega pois não tem antenas e não parece um router.
BetoJR gosta desta mensagem
- cprodriguesAdmin
Pontos : 39320
Reputação : 45
BetoJR e sergioserra67 gostam desta mensagem
- cprodriguesAdmin
Deco X20
Tony Montana, BetoJR, *_Ricardo_*, sergioserra67 e London gostam desta mensagem
- sergioserra67Sith Apprentice
Tony Montana e cprodrigues gostam desta mensagem
- LondonSith Apprentice
Pontos : 1790
Reputação : 4
Voltei para cassa e distribui as 3 unidades, o prédio é antigo e de paredes bem grossas, logo nos dois pontos mais distantes conectei por cabo, o resultado foi show!!
Próximo projeto é contratar um segundo provedor e montar um load balancer para fazer o fail-over.
Pensando em comprar o MikroTik routerboard hex rb750gr3, que aparentemente é super potente e dá conta de redes Gigabit.
Se montar posto aqui o resultado,
Abs,
London
Tony Montana, cprodrigues e BetoJR gostam desta mensagem
- LondonSith Apprentice
Mesh e Wifi6 alguma experiencia?
Alguém com experiencia ou dica sobre o assunto?
Pensando em atualizar o Deco M4 que me atendeu bem, mas que percebo as vezes engasga com a demanda alta aqui de casa..
Abs,
London
- LondonSith Apprentice
London escreveu:Percebi que os fabricantes atualizaram os equipamentos de redes mesh para o padrão Wifi 6, teoricamente mais rápidos.
Alguém com experiencia ou dica sobre o assunto?
Pensando em atualizar o Deco M4 que me atendeu bem, mas que percebo as vezes engasga com a demanda alta aqui de casa..
Abs,
London
Lendo várias resenhas sobre o tema, fiquei entre os seguintes modelos Asus ZenWifi AX6600 XT8 o melhor em varias reviews, o Tp-link AX6600 Deco X90 também bem cotado, mas ambos na faixa dos $400 dólares, meio salgado. Acho que vou no Tp-link AX3000 Deco X60 que fica metade do preço, mesmo não sendo o ultimo modelo, deve me atender bem. A escolha da Tplink, é principalmente pela retroccompatibilidade com os modelos antigos, asssim posso aproveitar as unidades do meu Deco M4 para reforçar o sinal em pontos de sombra.
Correção achei o Tp-link AX360 DECO X68 que já tem tri-band e AI mesh, sem o preço salgado do X90, acho que será esse o escolhido.
Alguém tem alguma dica ou experiencia para compartilhar?
Abs,
London
- cprodriguesAdmin
O que posso dizer até o momento é que é muito fácil de instalar e configurar.
Sobre a performance da rede, não tenho muito termo de comparação, eu troquei na mesma época por um plano bem mais rápido, então eu nāo sei onde exatamente eu ganhei em cada melhoria que fiz, só posso dizer que a rede é estável e mantém as velocidades de download e upload sempre próximas do ideal.
Tony Montana, BetoJR e London gostam desta mensagem
- LondonSith Apprentice
Projeto Verão parte 1 - Deco X68
Abs,
London
- LondonSith Apprentice
London escreveu:Aproveitei as férias para comprar o upgrade da minha rede mesh, acabei optando pelo TP-Link Deco X68, devido a retrocompatibilidade com os pontos qua já tenho, que são Deco M4. Assim que instalar posto os comentários sobre a instalação e percepção de qualidade da rede.
Abs,
London
Instalação tranquila pelo mesmo aplicativo, e a cobertura parece melhor que o modelo anterior, não senti necessidade de incluir nenhum ponto adicional ainda. Vou buscar pontos de sombra no final de semana, e testar incluir os equipamentos antigos.
Abs,
London
- LondonSith Apprentice
Projeto Verão parte 2 - Load Balancer MIKROTIK
Mas este projeto é mais complexo, já que depende de aprender o RouterOS que vem com o equipamento e permite configurações sofisticadas via linha de comando.
Se algum colega já tiver brincado com isto, estou aceitando dicas e sugestões...
Grande abraço,
London
Tony Montana, cprodrigues, BetoJR e *_Ricardo_* gostam desta mensagem
- LondonSith Apprentice
Rede Mesh Deco X68 - considerações
E eu tinha razão, nas duas semanas em que o Deco X68 funcionou como roteador e ap, precisei resetar o mesmo pelo menos umas duas vezes, o que indica que não estava mesmo dando conta do recado.
Com o novo Miktotik na mão instalei em poucos minutos o roteador e na sequencia converti a rede Deco para bridge, e agora tenho os 500m na rede cabeada e o segundo ponto conectado via backhaul, com o cabo saindo diretamente do roteador tanto para o AP principal como para o secundário, e em ambos o teste de velocidade apresenta o máximo disponibilizado pelo provedor.
Estou bem satisfeito com o arranjo, e quando conseguir contratar o segundo provedor, volto ao roteador para configurar o load balancer com faillover.
Qualquer novidade interessante posto aqui.
Grande abraço,
London
- LondonSith Apprentice
London escreveu:Bom conforme comentei em alguns posts acima, fiz o upgrade da rede mesh do antigo Tp-link Deco M4 para o TP-link Deco X68 ou AX3600. Apesar do alcance melhor do wi-fi, ao tentar conectar via cabo os dois equipamentos percebi uma perda considerável de velocidade no segundo ponto. Testando a velocidade na segunda porta do roteador principal, fui surpreendido com uma redução de 50% da velocidade, minha conclusão é de que os equipamentos tem ótima performance via rádio mas tem um desempenho sofrível como roteador. Como já tinha comprado o roteador Mikrotik RB750 gr3 para montar o load balancer/ failover aqui em casa, pensei com os meus botões, pronto basta usar o roteador e colocar o deco em modo bridge. Infelizmente descobri que o roteador que comprei via Amazon estava morto , mas após rápido contato com o atendimento ao cliente fui reembolsado e parti para comprar o mesmo roteador aqui mesmo via mercado livre.
E eu tinha razão, nas duas semanas em que o Deco X68 funcionou como roteador e ap, precisei resetar o mesmo pelo menos umas duas vezes, o que indica que não estava mesmo dando conta do recado.
Com o novo Miktotik na mão instalei em poucos minutos o roteador e na sequencia converti a rede Deco para bridge, e agora tenho os 500m na rede cabeada e o segundo ponto conectado via backhaul, com o cabo saindo diretamente do roteador tanto para o AP principal como para o secundário, e em ambos o teste de velocidade apresenta o máximo disponibilizado pelo provedor.
Estou bem satisfeito com o arranjo, e quando conseguir contratar o segundo provedor, volto ao roteador para configurar o load balancer com faillover.
Grande abraço,
London
Continuando a saga, hoje acrescentei um repetidor da linha Deco M4 (a rede antiga) em um ponto onde o sinal tradicionalmente fica mais fraco, as paredes daqui são muito espessas, prédio com mais de 60 anos. A instalação foi suave pelo app da Deco e a velocidade medida também me pareceu muito boa. Parabéns a TP-link por manter a retrocompatibilidade!
Abs,
London
cprodrigues gosta desta mensagem
- LondonSith Apprentice
London escreveu:London escreveu:Bom conforme comentei em alguns posts acima, fiz o upgrade da rede mesh do antigo Tp-link Deco M4 para o TP-link Deco X68 ou AX3600. Apesar do alcance melhor do wi-fi, ao tentar conectar via cabo os dois equipamentos percebi uma perda considerável de velocidade no segundo ponto. Testando a velocidade na segunda porta do roteador principal, fui surpreendido com uma redução de 50% da velocidade, minha conclusão é de que os equipamentos tem ótima performance via rádio mas tem um desempenho sofrível como roteador. Como já tinha comprado o roteador Mikrotik RB750 gr3 para montar o load balancer/ failover aqui em casa, pensei com os meus botões, pronto basta usar o roteador e colocar o deco em modo bridge. Infelizmente descobri que o roteador que comprei via Amazon estava morto , mas após rápido contato com o atendimento ao cliente fui reembolsado e parti para comprar o mesmo roteador aqui mesmo via mercado livre.
Grande abraço,
London
Continuando a saga, hoje acrescentei um repetidor da linha Deco M4 (a rede antiga) em um ponto onde o sinal tradicionalmente fica mais fraco, as paredes daqui são muito espessas, prédio com mais de 60 anos. A instalação foi suave pelo app da Deco e a velocidade medida também me pareceu muito boa. Parabéns a TP-link por manter a retrocompatibilidade!
Abs,
London
Definitivamente ter um roteador dedicado e a rede mesh apenas distribuindo o sinal faz muita diferença, 61 dias sem quedas da rede...
Abs,
London
- LondonSith Apprentice
Degradação e necessiddae de reset
Continuo satisfeito com o setup acima, e ainda não consegui contratar o segundo link para montar o fail-over. Entretanto, tenho notado que de vez em quando há uma degradação de performance em um dos pontos Mesh, com queda expressiva de velocidade, basta reiniciar o ponto e tudo volta ao normal. Mais alguém com experiencia similar ? Preciso me preocupar com o dito equipamento?
Abs,
London
- cprodriguesAdmin
London escreveu:Continuo satisfeito com o setup acima, e ainda não consegui contratar o segundo link para montar o fail-over. Entretanto, tenho notado que de vez em quando há uma degradação de performance em um dos pontos Mesh, com queda expressiva de velocidade, basta reiniciar o ponto e tudo volta ao normal. Mais alguém com experiencia similar ? Preciso me preocupar com o dito equipamento?
Nessa eu não tenho como ajudar, não tive nenhum problema similar na minha rede, mas eu diria também que a minha talvez seja super dimensionada para a internet que eu tenho e para o tamanho do apartamento, então provavelmente não seja uma boa comparação.
Você chegou a pesquisar na internet por problemas similares?
London gosta desta mensagem
- LondonSith Apprentice
cprodrigues escreveu:London escreveu:Continuo satisfeito com o setup acima, e ainda não consegui contratar o segundo link para montar o fail-over. Entretanto, tenho notado que de vez em quando há uma degradação de performance em um dos pontos Mesh, com queda expressiva de velocidade, basta reiniciar o ponto e tudo volta ao normal. Mais alguém com experiencia similar ? Preciso me preocupar com o dito equipamento?
Nessa eu não tenho como ajudar, não tive nenhum problema similar na minha rede, mas eu diria também que a minha talvez seja super dimensionada para a internet que eu tenho e para o tamanho do apartamento, então provavelmente não seja uma boa comparação.
Você chegou a pesquisar na internet por problemas similares?
Confesso que não procurei, afinal um reset de vez em quando não é tão traumático...
Abs,
london
- LondonSith Apprentice
Finalmente consegui contratar o segundo provedor de banda larga (vivo fibra) e devem instalar na segunda-feira. Portanto o final de semana será para estudar o tal do RouterOS e descobrir como configurar adequadamente o load-balancer com failover no Mikrotik RB750Gr3.
Desejem-me sorte... depois posto aqui os resultados.
Abs,
London
- cprodriguesAdmin
London escreveu:Desejem-me sorte... depois posto aqui os resultados.
Boa sorte.
Tony Montana, BetoJR e London gostam desta mensagem
- LondonSith Apprentice
Qualquer surpresa eu compartilho aqui com os colegas...
Abs,
London
- LondonSith Apprentice
Achei bem legal configurar no RouterOS usando o WinBox , ter um roteador doméstico com esse nível de recursos é realmente impressionante!
Abraços,
London
- LondonSith Apprentice
Epílogo, depois de ler e ver vários tutoriais sobre load balance no MikroTik, escolhi o método ECMP e segui o tutorial deste link aqui . https://systemzone.net/mikrotik-unequal-dual-wan-load-balancing-with-failover-using-ecmp/?amp=1 . ECMP significa Equal-Cost Multi-Path, ou seja or roteador faz uma distribuição simples das conexões usando um algoritmo round-robin. Apesar de não agregar as velocidades do link em um teste de velocidade, testei desligar as interfaces e o outro link assume sem problemas, e pude constatar que as conexões estão sendo distribuídas por ambos os links. Os outros métodos mais complexos como PCC que dividem os pacotes e distribuem pelos provedores, podem até ter um caráter de agregação maior, mas li que podem causar problemas em sites de bancos por exemplo, aí tendo um cenário de mais complexidade e risco de problema em alguns sites? Não rolou, vou continuar estudando este RouterOS e caso venha a implantar mais alguma funcionalidade na rede, compartilho com os colegas .
Grande Abraço,
London
Tony Montana, cprodrigues, BetoJR e Jotta gostam desta mensagem
- LondonSith Apprentice
London escreveu:Bom dia,
Epílogo, depois de ler e ver vários tutoriais sobre load balance no MikroTik, escolhi o método ECMP e segui o tutorial deste link aqui . https://systemzone.net/mikrotik-unequal-dual-wan-load-balancing-with-failover-using-ecmp/?amp=1 . ECMP significa Equal-Cost Multi-Path, ou seja or roteador faz uma distribuição simples das conexões usando um algoritmo round-robin. Apesar de não agregar as velocidades do link em um teste de velocidade, testei desligar as interfaces e o outro link assume sem problemas, e pude constatar que as conexões estão sendo distribuídas por ambos os links. Os outros métodos mais complexos como PCC que dividem os pacotes e distribuem pelos provedores, podem até ter um caráter de agregação maior, mas li que podem causar problemas em sites de bancos por exemplo, aí tendo um cenário de mais complexidade e risco de problema em alguns sites? Não rolou, vou continuar estudando este RouterOS e caso venha a implantar mais alguma funcionalidade na rede, compartilho com os colegas .
Grande Abraço,
London
Alegria de pobre dura pouco, um dia antes de completar um mês sem problemas e com o load balance funcionando muito bem, a Vivo Fibra caiu ontem e só notei as 19:00. Abri chamado pelo aplicativo, agendaram um técnico para hoje após as 19h ou seja mais de 24h sem internet (vivo, a claro continua funcionando). Liguei para o numero da Vivo Fibra 103 15 , e após inúmeros pedidos de desculpas, veio um sonoro lamento não consigo antecipar a visita do técnico... Claro que fiz todos os procedimentos de reiniciar, desligar, e até restaurar o modem , e mesmo explicado que o modem está sinalizando que não tem sinal da fibra eles insistem que só podem resolver com uma visita técnica.
Vamos aguardar,
Abs,
London
- LondonSith Apprentice
London escreveu:London escreveu:Bom dia,
Grande Abraço,
London
Alegria de pobre dura pouco, um dia antes de completar um mês sem problemas e com o load balance funcionando muito bem, a Vivo Fibra caiu ontem e só notei as 19:00. Abri chamado pelo aplicativo, agendaram um técnico para hoje após as 19h ou seja mais de 24h sem internet (vivo, a claro continua funcionando). Liguei para o numero da Vivo Fibra 103 15 , e após inúmeros pedidos de desculpas, veio um sonoro lamento não consigo antecipar a visita do técnico... Claro que fiz todos os procedimentos de reiniciar, desligar, e até restaurar o modem , e mesmo explicado que o modem está sinalizando que não tem sinal da fibra eles insistem que só podem resolver com uma visita técnica.
Vamos aguardar,
Abs,
London
Bom ontem exatamente no horário da visita do técnico a internet voltou, apesar de ninguém ter aparecido aqui em casa. Legal que voltou mas a pergunta que fica é se um SLA de 24 horas faz sentido para um provedor de banda larga...
Abs,
London
- LondonSith Apprentice
Para quem acompanha a saga de dois provedores para garantir alta disponibilidade abaixo a foto do meu "gabinete" (parte de baixo do armário de roupas de cama)London escreveu:London escreveu:London escreveu:Bom dia,
Grande Abraço,
London
Vamos aguardar,
Abs,
London
Bom ontem exatamente no horário da visita do técnico a internet voltou, apesar de ninguém ter aparecido aqui em casa. Legal que voltou mas a pergunta que fica é se um SLA de 24 horas faz sentido para um provedor de banda larga...
Abs,
London
Abs,
London